Você é daqueles empresários que quando ouve a palavra auditoria já fica logo de cabelo em pé? Pois saiba que não é preciso ter receio, já que os processos de auditoria existem não somente para identificar as falhas, mas principalmente para apontar as áreas que precisam de melhoria, fazendo com que a sua empresa funcione de maneira eficaz.
Basicamente existem dois tipos de auditoria: a interna e a externa. Apesar de utilizarem das mesmas técnicas para realizar as avaliações, as auditorias têm algumas diferenças básicas, como, por exemplo, o envolvimento de assuntos financeiros e o profissional que irá executá-la.
Na auditoria interna, que é realizada por um funcionário da empresa, o objetivo é atender as necessidades administrativas, dando prioridade para a aplicação eficaz das políticas e normas da empresa. Já na auditoria externa, que deve ser realizada por um profissional que não seja funcionário da empresa, o foco está em atestar a segurança das informações sobre as demonstrações financeiras, garantindo assim que elas sejam fiéis à realidade da empresa. A auditoria externa analisa principalmente as operações e as demonstrações contábeis (fluxo de caixa, demonstrativo de resultado de exercício (DRE) e balanço patrimonial), avaliando sobre a existência de irregularidades ou até mesmo fraudes.
Vale a pena ressaltar que a auditoria externa é obrigatória para empresas de capital aberto ou de grande porte. Mas, para perder o medo de vez desses processos de auditoria, conte com os serviços de uma boa assessoria contábil, como da Pactus Contabilidade.