Que a nota fiscal é importante tanto para o cliente quanto para o dono da empresa todo mundo sabe. Porém, nem sempre a emissão desse documento é tão simples, ou melhor, não era simples, pois a Pactus irá te mostrar os quatro passos para emitir a nota fiscal sem complicações. Vale a pena conferir! São eles:
1 – Defina o tipo de nota fiscal que deseja emitir
Existem alguns tipos de nota fiscal, porém, as que tem tido maior adesão das empresas é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), pois permite que todos os dados referentes a compra, como os impostos, já sejam enviados à Secretaria da Fazenda. No caso de notas fiscais no formato físico é preciso retirar uma autorização na Sefaz, para só depois procurar uma gráfica.
2 – Tenha uma boa base de dados dos seus clientes
Mantenha sempre a base de dados dos seus clientes atualizada. Defina uma ficha padrão com dados importantes como CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal, endereço completo e algum telefone para contato. Lembre-se, ainda, de solicitar o e-mail do seu cliente para que você encaminhe a nota fiscal, pois, assim, você evita que sua empresa seja multada pela não realização deste envio.
3 – Cadastre seus produtos corretamente
Tão importante quanto o cadastro dos clientes é o cadastro dos produtos. Na hora da emissão de uma nota fiscal, se no cadastro do seu produto houver algum erro de classificação tributária ou alíquota, sua empresa pode sofrer com multas.
4 – Tenha uma boa assessoria contábil
O contador é o profissional que vai ajudá-lo a estar sempre de olho em todos esses processos de emissão de uma NF. Por isso, evite fazer qualquer operação se estiver com dúvidas.