E-mail: contato@pactuscontabilidade.com.br Telefone: (63) 3322-7900

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS
Dicas para declarar o Imposto de Renda 2019 com segurança
16 de abril de 2019
Todos os anos, nos deparamos com o mesmo dever: realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Esse momento é tido como um verdadeiro “bicho de sete cabeças” para muitos. Por isso, boa parte da população prefere pagar a arriscar fazer sozinho e cair na famosa malha fina, uma espécie de “peneira” que a Receita Federal utiliza na hora de analisar os processos de declarações que possam, por ventura, ter algum tipo de pendência.
Por isso, todo cuidado é pouco para não cair na “boca do leão” (malha fina) e acabar tendo que pagar multas. Algumas dicas podem ajudá-lo nessa hora. Uma delas é preencher o IRF com o auxílio de um contador, profissional capacitado para dar as melhores orientações quanto a esse documento.
No entanto, outras dicas também podem trazer mais precisão à declaração do seu imposto, como por exemplo:
  • Entenda os valores do seu patrimônio
O ideal é anotar, em um papel, os valores e preços que você pagou todos os bens do seu patrimônio, separadamente. Isso vale tanto para itens antigos quanto para os mais atuais, que ainda não estão sujeitos a muita depreciação.
  • Atente na declaração de imóveis

Todas as declarações a título de benfeitorias e melhorias feitas em um imóvel devem ser comprovadas por meio de um documento. Entenda que as construtoras e cartórios entregam, todo ano, uma Declaração sobre Bens Imobiliários, por esse motivo, se você declarar um valor diferente do que já foi enviado pela companhia, poderá ter complicações com a Receita.
  • Informe os dependentes

Algo que costuma levar muitos declarantes a ter problemas com a Receita Federal são as informações prestadas relativas aos dependentes. Entre eles está a informação da renda de cada um.
  • Informe o seu veículo corretamente

Nesse caso, é preciso incluir a marca, o modelo, o ano de fabricação, a placa do veículo e o seu registro. Se ele tiver sido adquirido há mais tempo, é necessário repetir todos esses dados no campo dos mais diversos anos, sabendo-se que o valor do bem não será modificado com o tempo (nas declarações de Imposto de Renda).
  • Insira os registros médicos

Tenha todos os comprovantes dos gastos dispendidos com saúde. É nesse item que muita gente tenta sonegar impostos, então, para evitar esse tipo de situação, as operadoras de saúde concedem todo ano a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde, em que constam as informações de cada um dos seus clientes.
  • Separe todos os documentos

Lembre-se sempre de que, ao declarar o IR, é extremamente importante estar com todas essas informações relevantes em mãos em seus respectivos documentos comprobatórios. Isso, inclusive, ajuda a manter os dados organizados e em segurança, garantindo um processo mais rápido e preciso.
Assim, você terá maior embasamento na hora de assegurar que a sua declaração está em conformidade com as normas.


E-mail: contato@pactuscontabilidade.com.br
Telefone: (63) 3322-7900
Quadra 103 sul, Avenida JK, nº 140
Sala 1707 • Edifício JK Business Center
Plano Diretor Sul • Palmas • Tocantins

REDES SOCIAIS