Dissídio coletivo nada mais é do que uma das maneiras para se chegar a um acordo entre a empresa e trabalhadores, porém não é a melhor. Isso porque, o dissídio coletivo acontece quando patrões e empregados que estão negociando sobre questões trabalhistas não entram em acordo. Com isso, os representantes dos trabalhadores (sindicatos), ou até mesmo a empresa, entram com uma ação na justiça do trabalho para que um juiz decida sobre o que está sendo discutido.
Acontece que nem sempre o acordo pode ser bom para a empresa e, além disso existe a possibilidade de se recorrer da sentença, caso uma das partes envolvidas no acordo não acate a decisão do juiz. Com isso o processo de negociação se estende e o acordo pode demorar ainda mais para acontecer.
Por isso, caso exista na sua empresa pontos trabalhistas que estejam sendo discutidos com os empregados, vale a pena procurar uma boa assessoria contábil e jurídica para que eles orientem qual a melhor maneira de se negociar com os trabalhadores, para que todos possam sair ganhando.