Escrituração contábil digital traz facilidade para a rotina dos profissionais da área
A escrituração contábil é o registro cronológico de todas as informações pertencentes a uma determinada instituição. Para este fim, usa-se os livros contábeis que seguem as normas da legislação vigente. Entretanto, para o bom funcionamento e controle de quaisquer patrimônios é imprescindível que os lançamentos estejam completos a atualizados.
A fim de melhorar os procedimentos, que antes eram efetuados somente através de papéis, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), projeto do governo federal brasileiro, possui a finalidade de substituir as escriturações para versões digitais. Devem ser inseridos na plataforma livros diários, razão, balanços, fichas de lançamento comprobatórias e balancetes.
A partir do momento que o documento digital é gerado, o mesmo é transferido para o SPED e concedido para a Junta Comercial, que repassa essas informações para a Receita Federal e para outras entidades encarregadas pelas atividades voltadas aos dados do contribuinte.
A escrituração digital facilitou e agilizou os processos contábeis. “Antes do SPED, era preciso empregar muito tempo, energia e dinheiro para concluir uma escrituração e, se porventura algo desse errado e o cartório não autenticasse o documento, deveríamos repetir as etapas todas novamente, o que representaria um custo alto. Com a informatização dos procedimentos é simples e prático efetuar as declarações”, ressalta o contador da PACTUS Contabilidade, Francisco Santiago.