Desde a abertura do sistema para o grupo das empresas com faturamento inferior a R$ 78 milhões, em julho deste ano, o e-Social tem mexido com a lguns empresários, principalmente por conta dos prazos a serem cumpridos. Visando auxiliar aquele empresário que teve alguma dificuldade na hora de se cadastrar, o Governo Federal resolveu ampliar o prazo final desta primeira fase, que passa a ser até setembro. Com isso, o início da segunda fase, momento em que os empregadores deverão informar os dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (os chamados eventos não periódicos), ficou para o mês de outubro deste ano, com data prevista para o dia 10.
Vale a pena lembrar que, se você é Microempreendedor Individual e deseja que a sua assessoria contábil faça essa alimentação do sistema para você, o empresário terá que autorizar, por meio de uma procuração eletrônica, que o contador realize essa tarefa em seu nome.
A fim de esclarecer para os empresários as novas obrigações trabalhistas e previdenciárias que o e-Social traz, a Pactus Contabilidade realizará um workshop na próxima segunda-feira, 17, a partir das 19h30, no Centro de Educação Empresarial do Sebrae, na 104 Norte, Rua NE 6. Entre os temas abordados estarão as mudanças na aplicação da legislação trabalhista e previdenciária, segurança e medicina do trabalho, certificado digital e muito mais. Participe!