Um novo projeto da Caixa, batizado de Empreender Digital, promete facilitar a vida de mais de um milhão de clientes pessoa jurídica com faturamento de até R$ 60 mil anuais, que representam 44% da carteira de empresas do banco.
A ideia é oferecer ao microempreendedor individual (MEI) um pacote de serviços mais adequado, que inclui itens como maquininha de cartão, antecipação de vendas, cheque especial de curto prazo, capital de giro e microcrédito.
Esse pacote será oferecido por quase mil orientadores de crédito da Caixa Crescer, empresa de microcrédito e microfinanças da Caixa presente nas periferias de 49 cidades do País, que emprestou mais de R$ 1,4 bilhão a pessoas físicas em dois anos e meio.
“Com este novo canal, pretendemos atender melhor este público tão pulverizado”, explica Eugênia Regina de Melo, superintendente nacional de Estratégia para Micro e Pequeno Empreendedorismo da Caixa.
“Temos clientes que usam o cartão de crédito pessoal, por exemplo, porque têm dificuldade de ir à agência e pouca intimidade com os produtos financeiros.”
De porta em porta
No modelo da Caixa Crescer, vice-líder no ranking nacional de microcrédito, o vendedor não é um estranho, mas alguém inserido na comunidade em que atua.
“O cliente com faturamento até R$ 60 mil anuais costuma se sentir um pouco receoso em contratar serviços bancários. Identificamos que o segmento quer a Caixa ao seu lado dando suporte”, diz Eugênia.
Os orientadores visitam os empreendedores no seu local de trabalho, tiram dúvidas, digitalizam a documentação e preparam a proposta a ser enviada para uma centralizadora.
Além disso, os clientes terão acesso aos cursos de educação financeira a distância produzidos pela Caixa Crescer e serão capacitados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) .
A primeira experiência desse tipo começou este mês em Brasília. Ela envolve 60 orientadores e vai até o fim do ano. A meta é expandir nacionalmente o Empreender Digital em 2017, começando por Porto Alegre.
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